вторник, 24 апреля 2018 г.

Opções sobre ações


Tutorial Básico de Opções.


Atualmente, as carteiras de muitos investidores incluem investimentos como fundos mútuos, ações e títulos. Mas a variedade de títulos que você tem à sua disposição não termina aí. Outro tipo de segurança, conhecido como opções, apresenta um mundo de oportunidades para investidores sofisticados que entendem tanto os usos práticos quanto os riscos inerentes associados a essa classe de ativos.


O poder das opções reside na sua versatilidade e capacidade de interagir com ativos tradicionais, como ações individuais. Eles permitem que você adapte ou ajuste sua posição de acordo com muitas situações de mercado que possam surgir. Por exemplo, opções podem ser usadas como uma proteção efetiva contra um mercado de ações em declínio para limitar as perdas de baixa. As opções podem ser usadas para fins especulativos ou extremamente conservadoras, como você deseja. O uso de opções é, portanto, melhor descrito como parte de uma estratégia maior de investimento.


[As opções têm a reputação de serem difíceis de entender, mas são ótimas ferramentas para a especulação de hedge quando utilizadas adequadamente. Se você estiver interessado em negociação de opções, confira o Curso Opções para iniciantes da Investopedia que ensina estratégias reais para aumentar a consistência dos retornos e colocar as probabilidades a seu favor com mais de cinco horas de vídeo sob demanda, exercícios e conteúdo interativo. ]


Essa versatilidade funcional, no entanto, não vem sem seus custos. As opções são títulos complexos e podem ser extremamente arriscadas se usadas de maneira inadequada. É por isso que, ao negociar opções com um corretor, você frequentemente encontrará um aviso como o seguinte:


As opções envolvem riscos e não são adequadas para todos. A negociação de opções pode ser de natureza especulativa e acarretar risco substancial de perda. Apenas invista com capital de risco.


As opções pertencem ao grupo maior de valores mobiliários conhecidos como derivativos. Essa palavra passou a estar associada à tomada excessiva de riscos e à capacidade de quebrar economias. Essa percepção, no entanto, é amplamente exagerada. Todo "derivativo" significa que seu preço é dependente ou derivado do preço de outra coisa. Coloc assim, o vinho é um derivado das uvas; O ketchup é um derivado do tomate. As opções são derivativos de títulos financeiros - seu valor depende do preço de algum outro ativo. Isso é tudo derivativo significa, e existem muitos tipos diferentes de títulos que se enquadram sob o nome derivados, incluindo futuros, forwards, swaps (dos quais existem muitos tipos) e títulos garantidos por hipoteca. Na crise de 2008, foram títulos garantidos por hipotecas e um tipo específico de swap que causou problemas. As opções foram em grande parte inocentes. (Veja também: 10 opções estratégias para saber.)


Saber corretamente como as opções funcionam e como usá-las adequadamente pode lhe dar uma vantagem real no mercado. Se a natureza especulativa das opções não se encaixa no seu estilo, não há problema - você pode usar opções sem especular. Mesmo se você decidir nunca usar opções, no entanto, é importante entender como as empresas em que você está investindo as usam. Seja para proteger o risco de transações em moeda estrangeira ou para dar aos funcionários a propriedade na forma de opções de ações, a maioria das multinacionais usa opções de uma forma ou de outra.


Este tutorial irá apresentar os fundamentos das opções. Tenha em mente que a maioria dos operadores de opções tem muitos anos de experiência, portanto, não espere ser um especialista imediatamente depois de ler este tutorial. Se você não estiver familiarizado com o funcionamento do mercado de ações, talvez seja melhor verificar primeiro o tutorial de Basics.


As 4 vantagens das opções.


As opções negociadas em bolsa começaram a ser negociadas em 1973. Embora tenham uma reputação de serem investimentos arriscados que apenas traders especialistas podem entender, as opções podem ser úteis para o investidor individual. Aqui, veremos as vantagens oferecidas pelas opções e o valor que elas podem agregar ao seu portfólio.


As vantagens das opções.


Eles existem há mais de 40 anos, mas as opções agora estão começando a ganhar a atenção que merecem. Muitos investidores evitam opções, acreditando que elas sejam sofisticadas e, portanto, muito difíceis de entender. Muitos mais tiveram más experiências iniciais com opções porque nem eles nem seus corretores foram devidamente treinados em como usá-los. O uso indevido de opções, como o de qualquer ferramenta poderosa, pode levar a grandes problemas.


Finalmente, palavras como "arriscadas" ou "perigosas" foram incorretamente associadas a opções da mídia financeira e de certas figuras populares no mercado. No entanto, é importante para o investidor individual obter os dois lados da história antes de tomar uma decisão sobre o valor das opções.


Existem quatro vantagens principais (em nenhuma ordem particular) opções podem dar um investidor:


Eles podem fornecer maior eficiência de custo; Eles podem ser menos arriscados que as ações; Eles têm o potencial de gerar retornos percentuais mais altos; e Eles oferecem uma série de alternativas estratégicas.


Com vantagens como essas, você pode ver como aqueles que vêm usando as opções há algum tempo não sabem explicar a falta de popularidade das opções. Vamos examinar essas vantagens uma por uma. (Para informações relacionadas, consulte: Tutorial Básico de Opções.)


1. Eficiência de Custo.


Opções têm grande poder de alavancagem. Como tal, um investidor pode obter uma posição de opção semelhante a uma posição de estoque, mas com uma enorme economia de custos. Por exemplo, para comprar 200 ações de uma ação de US $ 80, um investidor deve pagar US $ 16.000. No entanto, se o investidor comprar duas chamadas de US $ 20 (com cada contrato representando 100 ações), o desembolso total seria de apenas US $ 4.000 (dois contratos x 100 ações / contrato x US $ 20 de preço de mercado). O investidor teria então um adicional de US $ 12.000 para usar a seu critério.


Obviamente, não é tão simples assim. O investidor tem que escolher a chamada certa para comprar (um tópico para outra discussão) para imitar a posição de estoque corretamente. No entanto, essa estratégia, conhecida como substituição de estoque, não é apenas viável, mas também prática e econômica. (Para mais, veja: Usando opções em vez de equidade.)


Digamos que você queira comprar a Schlumberger (SLB) porque acha que ela vai subir nos próximos meses. Você quer comprar 200 ações enquanto o SLB está sendo negociado a US $ 131; Isso custaria a você um total de US $ 26.200. Em vez de gastar tanto dinheiro, você poderia ter entrado no mercado de opções, escolhido a opção que imitava o estoque de perto e comprado a opção de compra de agosto, com um preço de exercício de US $ 100, por US $ 34. Para adquirir uma posição equivalente em tamanho às 200 ações mencionadas acima, você precisaria comprar dois contratos. Isso levaria seu investimento total a US $ 6.800 (2 contratos x 100 ações / contrato x US $ 34 de preço de mercado), em oposição a US $ 26.200. A diferença pode ser deixada na sua conta para ganhar interesse ou ser aplicada a outra oportunidade, proporcionando melhor potencial de diversificação, entre outras coisas.


2. Menos risco.


Há situações em que as opções de compra são mais arriscadas do que as ações, mas também há momentos em que as opções podem ser usadas para reduzir o risco. Isso realmente depende de como você os usa. As opções podem ser menos arriscadas para os investidores porque exigem menos compromisso financeiro do que as ações, e também podem ser menos arriscadas devido à sua relativa impermeabilidade aos efeitos potencialmente catastróficos das aberturas de lacunas. (Para saber mais, consulte: Parar ou limitar pedidos para protegê-lo contra falhas no preço de uma ação?)


As opções são a forma mais confiável de hedge, e isso também as torna mais seguras do que as ações. Quando um investidor compra ações, uma ordem de stop-loss é freqüentemente colocada para proteger a posição. A ordem de parada é projetada para impedir perdas abaixo de um preço predeterminado identificado pelo investidor. O problema com essas ordens está na natureza da ordem em si. Uma ordem de parada é executada quando as ações são negociadas no limite ou abaixo do limite, conforme indicado no pedido.


Por exemplo, digamos que você compre uma ação por US $ 50. Você não deseja perder mais do que 10% do seu investimento, portanto, você faz um pedido de US $ 45,00. Esse pedido se tornará uma ordem de mercado para venda quando as ações forem negociadas a US $ 45 ou abaixo. Este pedido funciona durante o dia, mas pode causar problemas à noite. Digamos que você vá para a cama com as ações fechadas por US $ 51. Na manhã seguinte, quando você acorda e liga a CNBC, fica sabendo que há notícias de última hora sobre seu estoque. Parece que o CEO da empresa tem mentido sobre os relatórios de lucros há algum tempo, e também há rumores de apropriação indébita. A ação deve abrir cerca de US $ 20. Quando isso acontecer, US $ 20 será a primeira negociação abaixo do preço limite de US $ 45 da sua ordem de parada. Então, quando a ação abre, você vende a US $ 20, registrando uma perda considerável. A ordem de stop-loss não estava lá quando você mais precisava.


Se você tivesse comprado uma opção de venda, você não teria sofrido a perda catastrófica. Ao contrário das ordens stop-loss, as opções não são encerradas quando o mercado fecha. Eles te dão seguro 24 horas por dia, sete dias por semana. Isso é algo que as ordens de parada não podem fazer. É por isso que as opções são consideradas uma forma confiável de cobertura.


Além disso, como alternativa à compra do estoque, você poderia ter empregado a estratégia mencionada acima (substituição de estoque), onde você compra uma chamada dentro do dinheiro em vez de comprar o estoque. Algumas opções imitam até 85% do desempenho de uma ação, mas custam um quarto do preço da ação. Se você tivesse comprado a chamada de US $ 45 em vez da ação, sua perda seria limitada ao que você gastou com a opção. Se você pagasse US $ 6 pela opção, teria perdido apenas US $ 6, e não os US $ 31 que perderia se fosse o proprietário da ação. A eficácia dos pedidos de parada é insignificante em comparação com a parada natural em tempo integral oferecida pelas opções. (Para saber mais, consulte: Torne seu portfólio mais seguro com investimentos arriscados.)


3. Maiores retornos potenciais.


Você não precisa de uma calculadora para descobrir se você gasta menos dinheiro e obtém quase o mesmo lucro, você terá um retorno percentual maior. Quando eles pagam, é isso que as opções normalmente oferecem aos investidores.


Por exemplo, usando o cenário acima, compararemos os retornos percentuais do estoque (comprado por US $ 50) e a opção (adquirido por US $ 6). Digamos que a opção tenha um delta de 80, o que significa que o preço da opção mudará 80% da variação do preço da ação. Se as ações subissem US $ 5, sua posição de estoque forneceria um retorno de 10%. Sua posição de opção ganharia 80% do movimento das ações (devido ao seu 80 delta), ou US $ 4. Um ganho de US $ 4 em um investimento de US $ 6 equivale a um retorno de 67% - muito melhor do que o retorno de 10% sobre o estoque. Naturalmente, quando o comércio não segue o seu caminho, as opções podem cobrar um preço alto: existe a possibilidade de você perder 100% do seu investimento. (Para leitura relacionada, consulte: Entendendo o preço da opção.)


4. Mais alternativas estratégicas.


A última grande vantagem das opções é que elas oferecem mais alternativas de investimento. As opções são uma ferramenta muito flexível. Há muitas maneiras de usar opções para recriar outras posições. Nós chamamos essas posições de sintéticos.


Posições sintéticas apresentam aos investidores múltiplas maneiras de atingir os mesmos objetivos de investimento, o que pode ser muito útil. Embora as posições sintéticas sejam consideradas um tópico de opção avançada, as opções oferecem muitas outras alternativas estratégicas. Por exemplo, muitos investidores usam corretores que cobram uma margem quando um investidor deseja reduzir uma ação. O custo deste requisito de margem pode ser bastante proibitivo. Outros investidores usam corretores que simplesmente não permitem o shorting de ações, período. A incapacidade de jogar a desvantagem quando necessário praticamente algema os investidores e os obriga a um mundo em preto e branco enquanto o mercado comercializa em cores. Mas nenhum corretor tem qualquer regra contra os investidores que compram puts para jogar com o lado negativo, e esse é um benefício definitivo da negociação de opções.


O uso de opções também permite ao investidor negociar a "terceira dimensão" do mercado, se você quiser - sem direção. As opções permitem que o investidor negocie não apenas movimentos de estoque, mas também a passagem do tempo e movimentos na volatilidade. A maioria das ações não tem grandes movimentos na maior parte do tempo. Apenas alguns estoques realmente se movem significativamente e raramente o fazem. Sua capacidade de aproveitar a estagnação pode se tornar o fator que decide se suas metas financeiras serão atingidas ou se elas permanecerão simplesmente um sonho. Apenas as opções oferecem as alternativas estratégicas necessárias para lucrar em todo tipo de mercado.


The Bottom Line.


Tendo analisado as principais vantagens das opções, fica evidente por que elas parecem ser o centro das atenções nos círculos financeiros de hoje. Com as corretoras on-line fornecendo acesso direto aos mercados de opções e insanamente baixos custos de comissão, o investidor médio de varejo agora tem a capacidade de usar a ferramenta mais poderosa do setor de investimentos, assim como os profissionais. Então, tome a iniciativa e dedique algum tempo para aprender a usar as opções corretamente. É o alvorecer de uma nova era para os investidores individuais. Não fique para trás!


Dica 1 - Tudo sobre opções de ações.


Meu objetivo é dar a você uma compreensão básica de quais são as opções de ações sem confundi-lo irremediavelmente com detalhes desnecessários. Eu li dezenas de livros sobre opções de ações, e até meus olhos começam a brilhar na maioria deles. Vamos ver o quão simples podemos fazer isso.


Definição básica da opção de chamada.


Comprar uma opção de compra dá a você o direito (mas não a obrigação) de comprar 100 ações de uma empresa a um determinado preço (chamado preço de exercício) da data da compra até a terceira sexta-feira de um mês específico (chamada data de vencimento). ).


As pessoas compram chamadas porque esperam que as ações subam, e elas terão lucro, seja vendendo as chamadas a um preço mais alto, ou exercendo sua opção (ou seja, comprando as ações ao preço de exercício em um momento em que o mercado o preço é maior).


Definição básica da opção de venda.


A compra de uma opção de venda dá a você o direito (mas não a obrigação) de vender 100 ações de uma empresa a um determinado preço (chamado preço de exercício) da data de compra até a terceira sexta-feira de um mês específico (chamada data de vencimento). ).


As pessoas compram puts, porque esperam que as ações caiam e elas terão lucro, seja vendendo as opções a um preço mais alto, ou exercendo sua opção (ou seja, forçando o vendedor a comprar as ações no mercado). preço de exercício no momento em que o preço de mercado é menor).


Alguns detalhes úteis.


Ambas as opções de compra e venda são cotadas em dólares (por exemplo, US $ 3,50), mas na verdade custam 100 vezes o valor cotado (por exemplo, US $ 350,00), mais uma comissão média de US $ 1,50 (cobrada pelo meu corretor de desconto - as comissões cobradas por outros corretores são consideravelmente superior).


Opções de chamadas são uma maneira de alavancar seu dinheiro. Você é capaz de participar de qualquer movimento ascendente de uma ação sem ter que depositar todo o dinheiro para comprar a ação. No entanto, se o estoque não subir de preço, o comprador da opção poderá perder 100% de seu investimento. Por esse motivo, as opções são consideradas investimentos arriscados.


Por outro lado, opções podem ser usadas para reduzir consideravelmente o risco. Na maioria das vezes, isso envolve vender em vez de comprar as opções. As Dicas de Terry descrevem várias maneiras de reduzir o risco financeiro vendendo opções.


Como a maioria dos mercados de ações sobe com o tempo, e a maioria das pessoas investe em ações porque espera que os preços subam, há mais interesse e atividade nas opções de compra do que nas opções de venda. Deste ponto em diante, se eu usar o termo "opção" sem qualificar se é uma opção de compra ou de compra, estou me referindo a uma opção de compra.


Exemplo do mundo real.


Aqui estão alguns preços de opção de compra para uma empresa hipotética XYZ em 1º de fevereiro de 2010:


Preço de estoque: US $ 45,00.


(preço de exercício é menor que o preço da ação)


(o preço de exercício é igual ao preço da ação)


(o preço de exercício é maior que o preço da ação)


O prêmio é o preço que o comprador de uma opção de compra paga pelo direito de poder comprar 100 ações de uma ação sem realmente precisar desembolsar o dinheiro que a ação custaria. Quanto maior o período de tempo da opção, maior o prêmio.


O prêmio (o mesmo que o preço) de uma chamada dentro do dinheiro é composto pelo valor intrínseco e pelo prêmio de tempo. (Eu entendo que isso é confuso. Para opções in-the-money, o preço da opção, ou premium, tem uma parte componente que é chamada de prêmio de tempo). O valor intrínseco é a diferença entre o preço da ação e o preço de exercício. Qualquer valor adicional no preço da opção é chamado prêmio de tempo. No exemplo acima, a chamada Mar '10 40 está sendo vendida a $ 7. O valor intrínseco é de US $ 5 e o prêmio de tempo é de US $ 2.


Para chamadas de dinheiro e fora do dinheiro, todo o preço da opção é premium. Os maiores prêmios de tempo são encontrados nos preços de greve no dinheiro.


Opções com mais de 6 meses até a data de vencimento são chamadas LEAPS. No exemplo acima, as chamadas de janeiro de 2012 são LEAPS.


Se o preço do estoque permanecer o mesmo, o valor das opções de compra e venda diminuirá ao longo do tempo (conforme a expiração for atingida). O valor que a opção cai em valor é chamado de decaimento. No vencimento, todas as chamadas no dinheiro e fora do dinheiro têm um valor zero.


A taxa de decaimento é maior à medida que a opção se aproxima da expiração. No exemplo acima, o declínio médio para o LEAP de janeiro de 2012 seria de $ 0,70 por mês (US $ 16,00 / 23 meses). Por outro lado, a opção de compra de fevereiro de 2010 decairá em US $ 2,00 (supondo que o estoque permaneça o mesmo) em apenas três semanas. A diferença nas taxas de decaimento de várias séries de opções é o ponto crucial de muitas das estratégias de opções apresentadas nas Dicas de Terry.


Um spread ocorre quando um investidor compra uma série de opções para uma ação e vende outra série de opções para essa mesma ação. Se você possui uma opção de compra, você pode vender outra opção no mesmo estoque, desde que o preço de exercício seja igual ou maior que a opção que você possui, e a data de vencimento é igual ou menor que a opção que você possui.


Um spread típico no exemplo acima seria comprar a opção Mar '10 40 por US $ 7 e vender a opção Mar '10 45 por US $ 4. Esse spread custaria US $ 3 mais comissões. Se a ação estiver em US $ 45 ou mais quando as opções expirarem na 3ª sexta-feira de março, o spread valerá exatamente US $ 5 (dando ao proprietário do spread um ganho de 60% para o período, mesmo que as ações permaneçam iguais - menos comissões , claro).


Spreads são uma maneira de reduzir, mas não eliminando os riscos envolvidos na compra de opções. Embora os spreads possam limitar o risco de alguma forma, eles também limitam os possíveis ganhos que um investidor poderia fazer se o spread não tivesse sido aplicado.


Esta é uma visão geral extremamente breve das opções de chamada. Espero que você não esteja totalmente confuso. Se você reler esta seção, você deve entender o suficiente para entender a essência das 4 estratégias discutidas nas Dicas de Terry.


Leitura adicional


Mais dois passos ajudarão a sua compreensão. Primeiro, leia a seção Perguntas frequentes. Em segundo lugar, inscrever-se no meu relatório de estratégia de opções gratuitas e receber o valioso relatório "Como criar um portfólio de opções que superará um investimento em ações ou fundos mútuos". Este relatório inclui uma descrição mensal das opções que realizei durante o ano e fornecerá uma melhor compreensão de como funciona pelo menos uma das minhas estratégias de opções.


Símbolos de opções de ações.


Em 2010, os símbolos de opções foram alterados para que agora mostrem claramente o temor importante da opção - o estoque subjacente envolvido, o preço de exercício, se é uma compra ou venda e a data real em que a opção expira. Por exemplo, o símbolo SPY120121C135 significa que o estoque subjacente é SPY (o estoque de rastreamento para o S & P 500), 12 é o ano (2012), 0121 é a terceira sexta-feira em janeiro quando esta opção expira, C significa Call e 135 é o preço de exercício.


Stock LEAPS é um dos maiores segredos do mundo dos investimentos. Quase ninguém sabe muito sobre eles. O Wall Street Journal e o The New York Times nem informam os preços de ações ou a atividade de negociação da LEAP, embora as vendas sejam feitas todos os dias úteis. Uma vez por semana, a Barron quase que a contragosto inclui uma única coluna onde eles relatam atividade de negociação por alguns preços de exercício para cerca de 50 empresas. No entanto, as ações LEAPS estão disponíveis para mais de 400 empresas e com uma grande variedade de preços de exercício.


LEAPS, simplesmente definido.


As ações LEAPS são opções de ações de longo prazo. O termo é um acrônimo para Títulos de Antecipação de Capital de Longo Prazo. Eles podem ser um put ou uma chamada. As LEAPS normalmente se tornam disponíveis para negociação em julho e, a princípio, elas têm uma vida útil de 2,5 anos.


À medida que o tempo passa e restam apenas seis meses no prazo do LEAP, a opção não é mais chamada de LEAP, mas apenas uma opção. Para tornar a distinção clara, o símbolo do LEAP é alterado para que as três primeiras letras sejam iguais às outras opções de curto prazo da empresa.


LEAPS são favoráveis ​​a impostos.


Todos os LEAPS expiram na terceira sexta-feira de janeiro. Este é um recurso interessante, porque se você vender um LEAP quando ele expirar e você tiver lucro, seu imposto não é devido por mais 15 meses. Você pode evitar o imposto completamente ao exercer sua opção. Por exemplo, para uma opção de compra, você compra o estoque pelo preço de exercício da opção que você possui.


Possuir chamadas LEAPS é muito parecido com possuir ações.


Ligue para LEAPS e lhe dê todos os direitos de propriedade de ações, exceto votar em questões da empresa e coletar dividendos. Mais importante ainda, eles são um meio de alavancar sua posição de ações sem as dificuldades e as despesas de juros de compra na margem. Você nunca receberá uma chamada de margem no seu LEAP se o estoque cair precipitadamente. Você nunca pode perder mais do que o custo do LEAP - mesmo se o estoque cair em uma quantidade maior.


Naturalmente, as LEAPS são precificadas para refletir os juros que você evita e o menor risco devido a uma possibilidade de queda limitada. Assim como em todo o resto, não há almoço grátis.


Todas as opções decaem, mas todas as decadências não são iguais.


Todos os LEAPS, como qualquer outra opção, diminuem de valor ao longo do tempo (supondo que o preço das ações permaneça inalterado). Como restam menos meses até a data de vencimento, a opção vale menos. A quantia que declina a cada mês é chamada de decaimento.


Uma característica interessante da decadência mensal é que ela é muito menor para um LEAP do que para uma opção de curto prazo. De fato, no último mês de existência de uma opção, a decadência é geralmente três vezes (ou mais) a decadência mensal de um LEAP (com o mesmo preço de exercício). Uma opção no dinheiro ou fora do dinheiro vai mergulhar no valor zero no mês de expiração, enquanto o LEAP dificilmente se moverá.


Este fenômeno é a base para muitas das estratégias de negociação oferecidas nas Dicas de Terry. Muitas vezes, nós possuímos o LEAP de decaimento mais lento, e vendemos a opção de curto prazo em queda mais rápida para outra pessoa. Enquanto perdemos dinheiro com o nosso LEAP (assumindo que não houve mudança no preço das ações), o cara que comprou a opção de curto prazo perde muito mais. Então nós saímos à frente. Pode parecer um pouco confuso no começo, mas é bem simples.


Compre LEAPS para manter, não para o comércio.


Um aspecto infeliz da LEAPS se deve ao fato de que muitas pessoas não as conhecem ou as trocam. Consequentemente, o volume de negociação é muito menor do que para opções de curto prazo. Isso significa que, na maioria das vezes, há uma grande lacuna entre o lance e o preço solicitado. (Isso não é verdade para o QQQQ LEAPS, e é uma das razões pelas quais eu particularmente gosto de negociar na equidade de rastreamento do Nasdaq 100.)


A pessoa do outro lado do seu negócio é geralmente um criador de mercado profissional, em vez de um investidor comum que compra ou vende o LEAP. Esses profissionais têm o direito de obter lucro por seu serviço de fornecer um mercado líquido para instrumentos financeiros negociados inativamente, como LEAPS. E eles fazem. Eles conseguem vender ao preço pedido na maioria das vezes, e comprar ao preço de oferta. Claro, você não está recebendo os ótimos preços que o criador de mercado desfruta.


Então, quando você comprar um LEAP, planeje segurá-lo por um longo tempo, provavelmente até a expiração. Embora você possa sempre vender seu LEAP a qualquer momento, ele é caro devido à grande diferença entre o lance e o preço solicitado.


Blog de negociação de opções de ações da Terry's Tips.


A Carmax Spread Trade para colocar a estratégia de ganhos Diagonal Condor para o trabalho.


Carmax (KMX) anuncia ganhos antes do mercado abrir na quarta-feira, 4 de abril de 2018. Se alguém quiser colocar o spread comercial sugerido abaixo, o pedido deve ser feito até o fechamento do mercado na terça-feira, 3 de abril.


Aqui estão os números que compilamos para a KMX nos últimos oito trimestres:


Selos (STMP) estão prontos para continuar mais alto?


Nesta semana, estamos analisando outra das 50 principais empresas do Investor’s Business Daily (IBD). Usamos essa lista em um dos nossos portfólios de opções para identificar estoques superando e colocar spreads de opção que aproveitam o momento.


Selos (STMP) estão prontos para continuar mais alto?


A pesquisa de Zacks escreveu recentemente um artigo convincente descrevendo por que a STMP está preparada para ganhos adicionais. Além disso, esse analista acredita que há potencial para um aumento de 30% com base em sua recente revisão de meta de preço.


Estratégia Diagonal de Ganhos Condor.


Resumo da estratégia: com base em 17 anos de estudo de alterações de preços após um anúncio de resultados, a Terry’s Tips desenvolveu uma estratégia que tem alta probabilidade de navegar com êxito pela extrema volatilidade que costuma acompanhar os relatórios trimestrais de ganhos. A estratégia baseia-se na observação de que há muito pouca correlação entre os números reais informados e o que o estoque faz após o anúncio. Flutuações no preço das ações tendem a ser maiores nas semanas de anúncios e menores nas semanas subseqüentes. Isso é tudo o que podemos dizer sobre a maioria dos eventos de lucros, exceto que identificamos um indicador que aparece uma média de apenas uma vez por ano para a maioria das empresas, e quando esse indicador é acionado, o estoque tem uma probabilidade muito maior de subir do que para baixo.


A estratégia de ganhos Diagonal Condor só se aplica a. . .


Coisas para saber sobre ações versus opções.


Esta página é baseada na experiência pessoal e é baseada no que eu sei sobre a legislação tributária americana. Eu não sou um advogado, no entanto, e não posso afirmar que esta informação é atualmente precisa. Use a seu próprio risco.


Veja também um artigo sobre ações que escrevi para colegas de uma empresa há vários anos. Abrange um pouco mais de material e vai aprofundando alguns tópicos.


Termos para saber.


Quando exercitados, os ISOs podem sujeitar o proprietário ao "Imposto Mínimo Alternativo", & # 8221; que pode ser substancial.


Você pode receber o pagamento em estoque ou em opções. Se você receber o pagamento em ações, receberá ações de uma empresa. Se você receber o pagamento em opções, receberá o direito de comprar as ações posteriormente, a um preço definido. Se a ação for vendida no mercado aberto por mais do que o preço de exercício, você pode exercer a opção, comprar a ação pelo preço de exercício e depois vendê-la imediatamente pelo preço de mercado, embolsando a diferença como lucro. Quanto menor o preço de exercício, mais lucro você ganha.


As opções geralmente são emitidas com um preço de exercício igual ou 10% inferior ao valor de mercado do estoque no momento em que as opções são emitidas. Isso significa que o lucro máximo que o detentor da opção pode realizar é o movimento no preço das ações depois que as opções de tempos são emitidas.


Fluxo de caixa & amp; liquidez.


Com estoque, não há preocupações com fluxo de caixa. Uma vez que você possui o estoque, você o possui. Com opções, no entanto, você precisa criar o dinheiro para exercitar as opções. Isto não é sempre fácil. Se você tiver 10.000 opções com um preço de exercício de US $ 5, será necessário US $ 50.000 para exercer essas opções e comprar as ações subjacentes.


& # 8220; Mas por que isso é um problema? & # 8221; Eu ouço você perguntar. "Afinal, você só executaria opções se as ações estivessem sendo vendidas por mais do que o preço de exercício da opção. Você não pode vender o suficiente para cobrir os US $ 50.000? & # 8221; Ah, se fosse assim tão fácil & # 8230;


Você não pode vender ações em uma empresa não pública. Portanto, a menos que sua empresa seja negociada publicamente, o estoque que você recebe (diretamente ou por meio de opções de exercício) é apenas um pedaço de papel, a menos que o acordo do acionista lhe dê permissão para vendê-lo a terceiros. Raramente & ndash; e nunca em um empreendimento apoiado por investidores profissionais, você terá essa capacidade.


Enquanto escrevo isso (8/99), há também um período de manutenção de ações de empresas não-públicas. O período de espera pode variar de 6 meses a 3 anos. Mesmo que a empresa se torne pública durante esse período, o detentor de ações pré-públicas não pode vender até que seu período de detenção expire. A intenção disso é impedir que os negócios de macacos sejam autorizados a comprar ações pré-públicas imediatamente antes de um IPO e, em seguida, dar a volta e vendê-los. De fato, atualmente há um forte movimento no Congresso para eliminar o período de posse.


[Opinião editorial do autor: eliminar o período de espera provavelmente encorajará todos os tipos de jogos e lucros. Filosoficamente um crente em empresas sendo criadoras de valor, ao invés de criadoras de lucro de papel temporário, eu prefiro manter o período de espera. No entanto, como alguém que pode um dia estar em posição de se beneficiar de sua eliminação, acho que meus princípios são colocados à prova.]


Implicações fiscais


Para piorar a situação, os impostos podem causar um problema de fluxo de caixa em tudo isso. Aqui está um resumo de como os impostos funcionam:


Quando você exercita as opções, a diferença entre o preço de exercício da opção e o preço de mercado da ação é tratada como renda normal, tributável à sua alíquota total. Sua alíquota total pode ser bastante alta, uma vez que estaduais e federais sejam levados em consideração. conta.


Por exemplo, se você exercer 10.000 opções para comprar XYZ a US $ 5, quando a ação estiver sendo vendida por US $ 7, isso equivale a US $ 20.000 de lucro tributável mesmo se a XYZ for uma empresa não pública.


Quando você vende as ações adquiridas ao exercer suas opções, qualquer movimento de subida ou descida no preço da ação desde a data do exercício conta como ganho ou perda de capital. Os ganhos / perdas de capital são tributados a uma taxa muito menor do que a receita ordinária.


Se depois você vender suas ações da XYZ por US $ 9, isso conta como um ganho de capital de US $ 2 (o valor justo de mercado foi de US $ 7 quando você adquiriu as ações).


Possivelmente sujeita você ao imposto mínimo alternativo (AMT).


Se você estiver recebendo ações de ações reais que são adquiridas, no momento em que elas forem adquiridas, o valor investido será considerado como renda normal, tributável de acordo com sua alíquota total.


O grande & quot; gotcha & quot; compensações de tipo:


Se você quiser uma compensação que se acumule ao longo do tempo em uma empresa privada, o estoque pode ser uma escolha ruim. Como cada bloco de ações, ele constitui lucro tributável igual ao valor justo de mercado da ação no momento da aquisição (não no momento em que o contrato é escrito). Portanto, se a empresa estiver indo muito bem, as 5.000 ações que serão investidas neste trimestre poderão valer US $ 10 / ação, dando-lhe US $ 50.000 de lucro tributável. Mas como a empresa é privada, você não pode vender as ações para pagar os impostos. Você tem que arranjar dinheiro para pagar os impostos de outra maneira.


As opções são mais palatáveis, mas introduzem um dilema. Em uma empresa privada, você gostaria de exercitar suas opções o mais rápido possível. Você iniciará o contador de liquidez precocemente, de modo que o seu período de detenção terminará quando o estoque for comercializável. E se suas opções não forem opções de ações de incentivo, elas gerarão uma taxa normal de imposto de renda. Você também quer levar esse acerto (o que acontece no tempo do exercício) com um valor de ação mais baixo possível, e ter a maior parte de seus ganhos como ganho ou perda de capital.


Mas, por outro lado, você pode não querer exercer suas opções até que a empresa vá a público. As ações que você recebe do exercício serão totalmente líquidas e você poderá negociá-las imediatamente. Mas todo o seu ganho (preço de mercado menos o preço de exercício) será tributado como rendimento normal. Isso pode ser uma enorme carga fiscal incremental.


O exercício de opções enquanto a empresa ainda é privada é uma questão individual e complicada. A resposta depende de seus colchetes de impostos regulares, seus colchetes de ganhos de capital, quanto tempo você acha que vai ser até que a ação vá a público, e quanto dinheiro você tem que pagar impostos no exercício das opções.


Outras perguntas.


E se a empresa nunca for pública?


Bem, então você tem que encontrar alguém para comprar suas ações, se você quiser ganhar dinheiro com elas. Às vezes, o acordo do acionista permite que você venda suas ações para qualquer pessoa, enquanto outras permitem que você venda suas ações para a empresa ou para outros acionistas.


O que acontece se mais ações forem emitidas para dar a novos investidores?


Seus compartilhamentos são diluídos. Se você estiver em uma posição negociadora muito poderosa, poderá obter uma provisão antidiluição, que permite manter sua participação percentual na empresa mesmo quando novas ações são emitidas. Se este é seu primeiro emprego fora da faculdade, não se incomode em perguntar.


E se a empresa for comprada enquanto eu tiver opções ou ações?


Isso depende do seu acordo e dos termos da venda. Um IPO ou aquisição pode mudar drasticamente uma empresa, efetivamente tornando-a um lugar diferente do que você se inscreveu para trabalhar originalmente. Se você puder fazer isso, o mais seguro é exigir que suas opções ou ações sejam adquiridas imediatamente após uma oferta pública ou aquisição.


Quanto devo pedir?


Tanto quanto você consegue. Algumas regras muito rudimentares: quando uma empresa abrir seu capital, os VCs e investidores terão cerca de 70% e os proprietários e funcionários originais terão cerca de 30%. O que importa não é quantos compartilhamentos você tem, mas qual a porcentagem da empresa agora e no IPO / tempo de aquisição que você possui.


Se você acredita que a empresa valerá US $ 100.000.000 algum dia, e você será dono de 0,5% da empresa nesse momento, sua parte um dia valerá US $ 500.000. Se você aceitou um corte de US $ 20.000 por 5 anos em troca desse patrimônio, basicamente trocou um salário garantido de US $ 100.000 por um arriscado US $ 500.000 em ações. Cabe a você decidir se essa troca vale a pena.


Pense nisso! Tenho visto pessoas receberem um corte salarial de US $ 30.000 / ano em troca de ações que valem US $ 60.000 após dois anos. Eles negociavam efetivamente o salário pelo capital sem obter ações suficientes para compensá-los pelo risco que assumiam ou pelo fato de que demoravam dois anos para ver o dinheiro.


Tenha em mente que as próximas rodadas de financiamento irão diluir você. O que importa é a porcentagem que você possui quando a empresa abre o capital ou é adquirida. A porcentagem que você possui hoje pode ser menos relevante.


Eles ofereceram 3.000 opções. Isso é um bom negócio?


Talvez. Depende de qual porcentagem é da empresa. Se houver 30.000.000 de ações em circulação, você terá oferecido 0,01% do capital. Se a empresa é o próximo AMAZON. COM, você é definido para uma vida se você for um investidor cuidadoso. Se a empresa for a Garage and Fried Chicken Joint, você pode querer reconsiderar. (Veja o ensaio sobre Equity Distribution para ter uma idéia de quais porcentagens são boas porcentagens.)


Lembre-se: é a porcentagem que você possui, não o número de ações que importa! Se eles disserem que não podem revelar quantas ações estão em circulação, ou se não lhe disserem que porcentagem de propriedade suas ações representam, corram, não andem na direção oposta. Você está investindo seu tempo e reputação na empresa. Qualquer empresa de franquia iria revelar imediatamente esses números para um investidor monetário. Se eles não forem revelados para você, é provável que eles estejam fazendo uma oferta ruim.


Sem conhecer as porcentagens, você não pode avaliar o valor de suas opções. Período. As empresas dividem suas ações imediatamente antes de abrir o capital ou desdobram suas ações para ajustar o preço das ações. Você pode ter 30.000 opções hoje, mas uma divisão reversa pré-IPO de 1 para 2 deixará apenas 15.000 ações após o IPO. (Isso acontece. É raro, mas acontece. Duas empresas cujos IPOs foram privados tiveram divisões pré-IPO reversas. Uma foi de 2-para-3, a outra foi de 1-para-2 divisão inversa.)


Depois de saber qual é o seu percentual, encontre o valor multiplicando a avaliação esperada da empresa pela sua porcentagem de participação no IPO. Lembre-se que o próprio IPO dilui todos os acionistas. Em seguida, multiplique o resultado por 2/3 para descobrir quanto você terá quando pagar seus impostos.


Eu ouvi empresas dizerem: "A porcentagem não importa". Afinal, independentemente do percentual, 3.000 ações quando a ação atinge US $ 100 / ação, é de US $ 300.000. & # 8221; Verdade. Mas como você sabe que 3.000 ações hoje ainda serão 3.000 ações no IPO? E qual seria a avaliação de toda a empresa para justificar um preço de US $ 100 por ação? É por isso que faz mais sentido falar sobre avaliação de empresas e porcentagem de participação no IPO.


A empresa se importa se eles me derem ações ou opções?


Eles podem, mas se o fizerem, é apenas por causa do tratamento contábil ou da sobrecarga administrativa de dar estoque. De qualquer forma, eles estão dando a você a propriedade ou uma opção de propriedade na empresa.


Coisas para saber sobre ações versus opções.


Esta página é baseada na experiência pessoal e é baseada no que eu sei sobre a legislação tributária americana. Eu não sou um advogado, no entanto, e não posso afirmar que esta informação é atualmente precisa. Use a seu próprio risco.


Veja também um artigo sobre ações que escrevi para colegas de uma empresa há vários anos. Abrange um pouco mais de material e vai aprofundando alguns tópicos.


Termos para saber.


Quando exercitados, os ISOs podem sujeitar o proprietário ao "Imposto Mínimo Alternativo", & # 8221; que pode ser substancial.


Você pode receber o pagamento em estoque ou em opções. Se você receber o pagamento em ações, receberá ações de uma empresa. Se você receber o pagamento em opções, receberá o direito de comprar as ações posteriormente, a um preço definido. Se a ação for vendida no mercado aberto por mais do que o preço de exercício, você pode exercer a opção, comprar a ação pelo preço de exercício e depois vendê-la imediatamente pelo preço de mercado, embolsando a diferença como lucro. Quanto menor o preço de exercício, mais lucro você ganha.


As opções geralmente são emitidas com um preço de exercício igual ou 10% inferior ao valor de mercado do estoque no momento em que as opções são emitidas. Isso significa que o lucro máximo que o detentor da opção pode realizar é o movimento no preço das ações depois que as opções de tempos são emitidas.


Fluxo de caixa & amp; liquidez.


Com estoque, não há preocupações com fluxo de caixa. Uma vez que você possui o estoque, você o possui. Com opções, no entanto, você precisa criar o dinheiro para exercitar as opções. Isto não é sempre fácil. Se você tiver 10.000 opções com um preço de exercício de US $ 5, será necessário US $ 50.000 para exercer essas opções e comprar as ações subjacentes.


& # 8220; Mas por que isso é um problema? & # 8221; Eu ouço você perguntar. "Afinal, você só executaria opções se as ações estivessem sendo vendidas por mais do que o preço de exercício da opção. Você não pode vender o suficiente para cobrir os US $ 50.000? & # 8221; Ah, se fosse assim tão fácil & # 8230;


Você não pode vender ações em uma empresa não pública. Portanto, a menos que sua empresa seja negociada publicamente, o estoque que você recebe (diretamente ou por meio de opções de exercício) é apenas um pedaço de papel, a menos que o acordo do acionista lhe dê permissão para vendê-lo a terceiros. Raramente & ndash; e nunca em um empreendimento apoiado por investidores profissionais, você terá essa capacidade.


Enquanto escrevo isso (8/99), há também um período de manutenção de ações de empresas não-públicas. O período de espera pode variar de 6 meses a 3 anos. Mesmo que a empresa se torne pública durante esse período, o detentor de ações pré-públicas não pode vender até que seu período de detenção expire. A intenção disso é impedir que os negócios de macacos sejam autorizados a comprar ações pré-públicas imediatamente antes de um IPO e, em seguida, dar a volta e vendê-los. De fato, atualmente há um forte movimento no Congresso para eliminar o período de posse.


[Opinião editorial do autor: eliminar o período de espera provavelmente encorajará todos os tipos de jogos e lucros. Filosoficamente um crente em empresas sendo criadoras de valor, ao invés de criadoras de lucro de papel temporário, eu prefiro manter o período de espera. No entanto, como alguém que pode um dia estar em posição de se beneficiar de sua eliminação, acho que meus princípios são colocados à prova.]


Implicações fiscais


Para piorar a situação, os impostos podem causar um problema de fluxo de caixa em tudo isso. Aqui está um resumo de como os impostos funcionam:


Quando você exercita as opções, a diferença entre o preço de exercício da opção e o preço de mercado da ação é tratada como renda normal, tributável à sua alíquota total. Sua alíquota total pode ser bastante alta, uma vez que estaduais e federais sejam levados em consideração. conta.


Por exemplo, se você exercer 10.000 opções para comprar XYZ a US $ 5, quando a ação estiver sendo vendida por US $ 7, isso equivale a US $ 20.000 de lucro tributável mesmo se a XYZ for uma empresa não pública.


Quando você vende as ações adquiridas ao exercer suas opções, qualquer movimento de subida ou descida no preço da ação desde a data do exercício conta como ganho ou perda de capital. Os ganhos / perdas de capital são tributados a uma taxa muito menor do que a receita ordinária.


Se depois você vender suas ações da XYZ por US $ 9, isso conta como um ganho de capital de US $ 2 (o valor justo de mercado foi de US $ 7 quando você adquiriu as ações).


Possivelmente sujeita você ao imposto mínimo alternativo (AMT).


Se você estiver recebendo ações de ações reais que são adquiridas, no momento em que elas forem adquiridas, o valor investido será considerado como renda normal, tributável de acordo com sua alíquota total.


O grande & quot; gotcha & quot; compensações de tipo:


Se você quiser uma compensação que se acumule ao longo do tempo em uma empresa privada, o estoque pode ser uma escolha ruim. Como cada bloco de ações, ele constitui lucro tributável igual ao valor justo de mercado da ação no momento da aquisição (não no momento em que o contrato é escrito). Portanto, se a empresa estiver indo muito bem, as 5.000 ações que serão investidas neste trimestre poderão valer US $ 10 / ação, dando-lhe US $ 50.000 de lucro tributável. Mas como a empresa é privada, você não pode vender as ações para pagar os impostos. Você tem que arranjar dinheiro para pagar os impostos de outra maneira.


As opções são mais palatáveis, mas introduzem um dilema. Em uma empresa privada, você gostaria de exercitar suas opções o mais rápido possível. Você iniciará o contador de liquidez precocemente, de modo que o seu período de detenção terminará quando o estoque for comercializável. E se suas opções não forem opções de ações de incentivo, elas gerarão uma taxa normal de imposto de renda. Você também quer levar esse acerto (o que acontece no tempo do exercício) com um valor de ação mais baixo possível, e ter a maior parte de seus ganhos como ganho ou perda de capital.


Mas, por outro lado, você pode não querer exercer suas opções até que a empresa vá a público. As ações que você recebe do exercício serão totalmente líquidas e você poderá negociá-las imediatamente. Mas todo o seu ganho (preço de mercado menos o preço de exercício) será tributado como rendimento normal. Isso pode ser uma enorme carga fiscal incremental.


O exercício de opções enquanto a empresa ainda é privada é uma questão individual e complicada. A resposta depende de seus colchetes de impostos regulares, seus colchetes de ganhos de capital, quanto tempo você acha que vai ser até que a ação vá a público, e quanto dinheiro você tem que pagar impostos no exercício das opções.


Outras perguntas.


E se a empresa nunca for pública?


Bem, então você tem que encontrar alguém para comprar suas ações, se você quiser ganhar dinheiro com elas. Às vezes, o acordo do acionista permite que você venda suas ações para qualquer pessoa, enquanto outras permitem que você venda suas ações para a empresa ou para outros acionistas.


O que acontece se mais ações forem emitidas para dar a novos investidores?


Seus compartilhamentos são diluídos. Se você estiver em uma posição negociadora muito poderosa, poderá obter uma provisão antidiluição, que permite manter sua participação percentual na empresa mesmo quando novas ações são emitidas. Se este é seu primeiro emprego fora da faculdade, não se incomode em perguntar.


E se a empresa for comprada enquanto eu tiver opções ou ações?


Isso depende do seu acordo e dos termos da venda. Um IPO ou aquisição pode mudar drasticamente uma empresa, efetivamente tornando-a um lugar diferente do que você se inscreveu para trabalhar originalmente. Se você puder fazer isso, o mais seguro é exigir que suas opções ou ações sejam adquiridas imediatamente após uma oferta pública ou aquisição.


Quanto devo pedir?


Tanto quanto você consegue. Algumas regras muito rudimentares: quando uma empresa abrir seu capital, os VCs e investidores terão cerca de 70% e os proprietários e funcionários originais terão cerca de 30%. O que importa não é quantos compartilhamentos você tem, mas qual a porcentagem da empresa agora e no IPO / tempo de aquisição que você possui.


Se você acredita que a empresa valerá US $ 100.000.000 algum dia, e você será dono de 0,5% da empresa nesse momento, sua parte um dia valerá US $ 500.000. Se você aceitou um corte de US $ 20.000 por 5 anos em troca desse patrimônio, basicamente trocou um salário garantido de US $ 100.000 por um arriscado US $ 500.000 em ações. Cabe a você decidir se essa troca vale a pena.


Pense nisso! Tenho visto pessoas receberem um corte salarial de US $ 30.000 / ano em troca de ações que valem US $ 60.000 após dois anos. Eles negociavam efetivamente o salário pelo capital sem obter ações suficientes para compensá-los pelo risco que assumiam ou pelo fato de que demoravam dois anos para ver o dinheiro.


Tenha em mente que as próximas rodadas de financiamento irão diluir você. O que importa é a porcentagem que você possui quando a empresa abre o capital ou é adquirida. A porcentagem que você possui hoje pode ser menos relevante.


Eles ofereceram 3.000 opções. Isso é um bom negócio?


Talvez. Depende de qual porcentagem é da empresa. Se houver 30.000.000 de ações em circulação, você terá oferecido 0,01% do capital. Se a empresa é o próximo AMAZON. COM, você é definido para uma vida se você for um investidor cuidadoso. Se a empresa for a Garage and Fried Chicken Joint, você pode querer reconsiderar. (Veja o ensaio sobre Equity Distribution para ter uma idéia de quais porcentagens são boas porcentagens.)


Lembre-se: é a porcentagem que você possui, não o número de ações que importa! Se eles disserem que não podem revelar quantas ações estão em circulação, ou se não lhe disserem que porcentagem de propriedade suas ações representam, corram, não andem na direção oposta. Você está investindo seu tempo e reputação na empresa. Qualquer empresa de franquia iria revelar imediatamente esses números para um investidor monetário. Se eles não forem revelados para você, é provável que eles estejam fazendo uma oferta ruim.


Sem conhecer as porcentagens, você não pode avaliar o valor de suas opções. Período. As empresas dividem suas ações imediatamente antes de abrir o capital ou desdobram suas ações para ajustar o preço das ações. Você pode ter 30.000 opções hoje, mas uma divisão reversa pré-IPO de 1 para 2 deixará apenas 15.000 ações após o IPO. (Isso acontece. É raro, mas acontece. Duas empresas cujos IPOs foram privados tiveram divisões pré-IPO reversas. Uma foi de 2-para-3, a outra foi de 1-para-2 divisão inversa.)


Depois de saber qual é o seu percentual, encontre o valor multiplicando a avaliação esperada da empresa pela sua porcentagem de participação no IPO. Lembre-se que o próprio IPO dilui todos os acionistas. Em seguida, multiplique o resultado por 2/3 para descobrir quanto você terá quando pagar seus impostos.


Eu ouvi empresas dizerem: "A porcentagem não importa". Afinal, independentemente do percentual, 3.000 ações quando a ação atinge US $ 100 / ação, é de US $ 300.000. & # 8221; Verdade. Mas como você sabe que 3.000 ações hoje ainda serão 3.000 ações no IPO? E qual seria a avaliação de toda a empresa para justificar um preço de US $ 100 por ação? É por isso que faz mais sentido falar sobre avaliação de empresas e porcentagem de participação no IPO.


A empresa se importa se eles me derem ações ou opções?


Eles podem, mas se o fizerem, é apenas por causa do tratamento contábil ou da sobrecarga administrativa de dar estoque. De qualquer forma, eles estão dando a você a propriedade ou uma opção de propriedade na empresa.

Комментариев нет:

Отправить комментарий