воскресенье, 20 мая 2018 г.

Estoques de castiçais japoneses


Gráficos de Candlestick: o que é isso?


As técnicas candlestick que usamos hoje se originaram no estilo de gráficos técnicos usados ​​pelos japoneses por mais de 100 anos antes que o Ocidente desenvolvesse os sistemas de análise de barras e pontos e figuras. Em 1700, um homem japonês chamado Homma, um comerciante no mercado de futuros, descobriu que, embora houvesse uma ligação entre o preço e a oferta e demanda de arroz, os mercados eram fortemente influenciados pelas emoções dos comerciantes. Ele entendeu que quando as emoções interferiam na equação, ocorria uma grande diferença entre o valor e o preço do arroz. Essa diferença entre o valor e o preço é tão aplicável aos estoques atuais quanto ao arroz no Japão há séculos atrás. Os princípios estabelecidos por Homma são a base para a análise da tabela de velas, que é usada para medir as emoções do mercado em torno de uma ação.


Esta técnica de gráficos tornou-se muito popular entre os comerciantes. Uma razão é que os gráficos refletem apenas perspectivas de curto prazo, às vezes com duração de menos de oito a dez pregões. O gráfico de castiçais é um sistema muito complexo e às vezes difícil de entender. Aqui começamos as coisas observando o que é um padrão de velas e o que ele pode dizer sobre um estoque.


[Padrões candelabros são uma excelente maneira de avaliar o sentimento do mercado, mas não devem ser a única ferramenta na caixa de ferramentas de um comerciante. Para aprender sobre outras formas de análise técnica, confira o Curso de Análise Técnica da Investopedia Academy. ]


Ao olhar pela primeira vez para um gráfico de velas, o aluno dos gráficos de barras mais comuns pode ficar confuso; no entanto, assim como um gráfico de barras, a linha diária de candlestick contém o mercado aberto, alto, baixo e próximo de um dia específico. Agora é aí que o sistema assume um novo visual: o castiçal tem uma grande parte, que é chamada de "corpo real". Este corpo real representa o intervalo entre a abertura e o fechamento da negociação daquele dia. Quando o corpo real é preenchido ou preto, significa que o fechamento era mais baixo que o aberto. Se o corpo real está vazio, significa o contrário: o fechamento era mais alto que o aberto.


Logo acima e abaixo do corpo real estão as "sombras". Os cartistas sempre pensaram neles como as mechas da vela, e são as sombras que mostram os altos e baixos preços das negociações daquele dia. Se a sombra superior do corpo preenchido for curta, isso indica que o dia aberto estava mais próximo do pico do dia. Uma sombra superior curta em um corpo branco ou não preenchido dita que o fechamento estava perto do alto. A relação entre o dia aberto, alto, baixo e próximo determina a aparência do candelabro diário. Os corpos reais podem ser longos ou curtos e pretos ou brancos. As sombras também podem ser longas ou curtas.


Comparando Candlestick a Bar Charts.


Uma grande diferença entre os gráficos de barras comuns na América do Norte e a linha japonesa de castiçais é a relação entre a abertura e o fechamento dos preços. Colocamos mais ênfase na progressão do preço de fechamento de hoje do fechamento de ontem. No Japão, os grafistas estão mais interessados ​​na relação entre o preço de fechamento e o preço de abertura do mesmo dia de negociação.


Nos dois gráficos abaixo, mostramos exatamente os mesmos gráficos diários da IBM para ilustrar a diferença entre o gráfico de barras e o gráfico de velas. Nos dois gráficos você pode ver a tendência geral do preço das ações; no entanto, você pode ver como é mais fácil observar a alteração na cor do corpo do gráfico de velas para interpretar o sentimento do dia a dia.


Os 5 Padrões Candlestick mais poderosos.


Os gráficos de velas são uma ferramenta técnica que agrupa dados para vários intervalos de tempo em barras de preço único. Isso os torna mais úteis do que as tradicionais barras abertas e de fechamento baixo (OHLC) ou linhas simples que conectam os pontos dos preços de fechamento. Os candelabros constroem padrões que preveem a direção do preço depois de concluídos. A codificação de cor apropriada acrescenta profundidade a esta ferramenta técnica colorida, que remonta aos comerciantes de arroz japoneses do século XVIII.


Steve Nison trouxe padrões candlestick para o mundo ocidental em seu popular livro de 1991, "Japanese Candlestick Charting Techniques". Muitos comerciantes agora podem identificar dezenas dessas formações, que têm nomes coloridos como cobertura de nuvens escuras de baixa, estrela da tarde e três corvos negros. Além disso, os padrões de barra única, incluindo o doji e o martelo, foram incorporados em dezenas de estratégias de negociação de curto e longo prazos. (Para leitura relacionada, veja Gráfico de Candlestick: O que é isso?)


[Os padrões de candlestick são uma ótima maneira de obter insights instantâneos sobre a psicologia do mercado, mas devem ser combinados com outras formas de análise técnica para maximizar o desempenho. O Curso de Análise Técnica da Investopedia oferece uma análise abrangente de análises técnicas básicas e avançadas, leitura de gráficos e indicadores técnicos. Com mais de cinco horas de vídeo sob demanda, exercícios e conteúdo interativo, você aprenderá esses conceitos de análise técnica, além de estratégias de gerenciamento de risco e muito mais. ]


Confiabilidade Padrão de Castiçal.


Nem todos os padrões de candlestick funcionam igualmente bem. Sua enorme popularidade diminuiu a confiabilidade porque eles foram desconstruídos pelos fundos de hedge e seus algoritmos. Esses agentes bem financiados contam com a execução em alta velocidade para negociar com os gerentes de fundos de varejo e tradicionais que executam estratégias de análise técnica encontradas em textos populares. Em outras palavras, os gerentes de fundos de hedge usam software para interceptar os participantes que buscam resultados de alta ou baixa de alta probabilidade. No entanto, padrões confiáveis ​​continuam aparecendo, permitindo oportunidades de lucro de curto e longo prazo. (Veja também: As Múltiplas Estratégias dos Fundos de Hedge)


Aqui estão cinco padrões candlestick que funcionam excepcionalmente bem como precursores de direção de preço e momentum. Cada um trabalha dentro do contexto das barras de preços ao redor, prevendo preços mais altos ou mais baixos. Eles também são sensíveis ao tempo de duas maneiras. Primeiro, eles só funcionam dentro das limitações do gráfico em análise, seja intradiário, diário, semanal ou mensal. Em segundo lugar, sua potência diminui rapidamente de três a cinco compassos após a conclusão do padrão.


Top 5 Padrões de Candlestick.


Essa análise se baseia no trabalho de Thomas Bulkowski, que criou classificações de desempenho para padrões de velas em seu livro de 2008, "Encyclopedia of Candlestick Charts". Ele oferece estatísticas para dois tipos de resultados de padrões esperados: reversão e continuação. Os padrões de reversão de velas predizem uma mudança na direção do preço, enquanto os padrões de continuação preveem uma extensão na direção atual do preço.


Nos exemplos a seguir, o castiçal branco oco denota uma impressão de fechamento maior do que a impressão de abertura, enquanto o castiçal preto indica uma impressão de fechamento menor que a impressão de abertura. (Veja The Basic Language of Candlestick Charting para mais informações.)


Três linha de greve.


O padrão de reversão de greve de três linhas esculpiu três velas pretas dentro de uma tendência de baixa. Cada barra registra uma baixa mais baixa e fecha perto do intrabar baixo. A quarta barra abre ainda mais baixo, mas reverte em uma ampla faixa fora da barra que se fecha acima da altura da primeira vela da série. A impressão de abertura também marca a baixa da quarta barra. De acordo com Bulkowski, essa reversão prevê preços mais altos com uma taxa de precisão de 84%.


Dois Gapping Preto.


O padrão de continuação black bearping de dois espaços aparece após um top notável em uma tendência de alta, com uma lacuna que resulta em duas barras pretas lançando baixas mínimas. Este padrão prevê que o declínio continuará a baixar ainda mais, talvez desencadeando uma tendência de baixa de maior escala. De acordo com Bulkowski, esse padrão prevê preços mais baixos com uma taxa de precisão de 68%.


Três corvos negros.


O padrão de reversão de três corvos pretos de baixa começa na ou perto da alta de uma tendência de alta, com três barras negras apresentando baixas baixas que se aproximam de baixas intrabarinhas. Este padrão prevê que o declínio continuará a baixar ainda mais, talvez desencadeando uma tendência de baixa de maior escala. A versão mais baixista começa em uma nova alta (ponto A no gráfico) porque captura os compradores que entram em jogos momentum. De acordo com Bulkowski, esse padrão prevê preços mais baixos com uma taxa de precisão de 78%. (Para leitura relacionada, consulte Como eu construo uma estratégia de negociação lucrativa ao identificar um padrão de três corvos negros?)


Estrela da Tarde.


O padrão de reversão da estrela da noite de baixa começa com uma barra branca alta que leva a uma tendência de alta para uma nova máxima. As brechas de mercado estão mais altas na próxima barra, mas os novos compradores não aparecem, gerando um candelabro de alcance estreito. Uma lacuna na terceira barra completa o padrão, que prevê que o declínio continuará a baixar ainda mais, talvez desencadeando uma tendência de baixa de maior escala. De acordo com Bulkowski, esse padrão prevê preços mais baixos com uma taxa de precisão de 72%. (Veja também: Como um padrão de estrelas noturnas é interpretado por analistas e comerciantes?)


Bebê abandonado


O padrão de reversão do bebê abandonado de alta aparece na baixa de uma tendência de baixa, depois que uma série de velas pretas imprimem baixos mais baixos. As brechas de mercado caem na barra seguinte, mas os novos vendedores não aparecem, gerando um candelabro doji de alcance estreito com abertura e fechamento de impressões pelo mesmo preço. Uma lacuna de alta na terceira barra completa o padrão, que prevê que a recuperação continuará em patamares ainda mais altos, talvez desencadeando uma tendência de alta em escala mais ampla. De acordo com Bulkowski, esse padrão prevê preços mais altos com uma taxa de precisão de 70%. (Para mais, veja Usar Padrões de Castiçal de Alta para Comprar Ações.)


The Bottom Line.


Os padrões de velas capturam a atenção dos agentes do mercado, mas muitos sinais de reversão e continuação emitidos por esses padrões não funcionam de maneira confiável no ambiente eletrônico moderno. Felizmente, as estatísticas de Thomas Bulkowski mostram uma precisão incomum para uma seleção restrita desses padrões, oferecendo aos operadores sinais de compra e venda acionáveis. (Para saber mais, dê uma olhada nos Padrões Avançados de Candlestick.)


História dos castiçais japoneses.


Qual é a história do desenho de castiçais japoneses?


Este é um antigo método japonês de análise técnica, usado no comércio de arroz em 1600. Foi usado no comércio de contratos de arroz a partir de 1710. Então castiçais também são chamados de 'Castiçais Japoneses' ou simplesmente 'Vela Japonesa'.


A história dos gráficos de castiçais remonta ao século XVI. Foi desenvolvido por comerciantes japoneses em 1600, para negociar contratos de arroz. Até cerca de 1710, apenas o arroz físico estava sendo comercializado. Mais tarde surgiu um mercado de futuros, onde & # xa0; 'cupons', & # xa0; foram emitidos, que eram registros de promessa de entrega de arroz em um momento futuro. Este é o começo da negociação de futuros.


Como o primeiro Futures Trade começou?


General Tokugawa Ieyasu.


Pintura da cidade Edo.


Pintura da cidade Edo.


Comerciantes Lojas na cidade velha de Edo.


A área do Japão foi governada por um grupo de senhores feudais “Daimyo” no século XV. Sendo pequenos governantes, eles continuamente tiveram guerra interna entre eles. Finalmente, o general Tokugawa Ieyasu, que governou de Edo, venceu a famosa batalha em Sekigahara em 1600. Esta vitória deu origem ao atual Japão unificado.


Para estar no poder, o general Tokugawa tinha que manter todos os senhores feudais sob seu controle. Ele habilmente fez todos os senhores para viver na cidade de Edo com sua família. Quando eles têm que ir para suas respectivas províncias, eles têm que deixar suas famílias em Edo. Isso os impediu de conspirar porque suas famílias foram indiretamente mantidas como reféns.


A principal fonte de renda dos senhores feudais era a tributação. Os agricultores estavam pagando o imposto na forma de arroz que eles estavam cultivando nos campos. Como esse arroz não podia ser transportado das províncias do daimyo até Edo, eles instalaram armazéns na cidade portuária de Osaka para armazenar seu arroz.


De volta a Edo, os daimios viviam com um estilo de vida caro, competindo entre si. Para manter seu estilo de vida, não apenas venderam o arroz que armazenaram em armazéns em Osaka, mas também venderam o arroz de futuras colheitas.


O armazém iria emitir recibos ou cupões para este "arroz de futuro". Estes eram chamados contratos de arroz vazios, já que o arroz não estava em posse física de ninguém e eram vendidos no mercado secundário. Este foi o começo de um dos primeiros mercados futuros do mundo.


Negociar em futuros de arroz precisava de muita especulação, e foi a partir dessa especulação que nasceu a análise técnica japonesa.


Quem foi Homma Munehisa?


Presente Sakata City.


Bolsa de Valores de Osaka.


Nesta junção & # xa0; Homma Munehisa & # xa0; (1724-1803) um comerciante de arroz de Sakata, Japão, organizou esta antiga sabedoria, desenvolveu e usou o candelabro japonês com gráficos muito bem sucedidos. Ele trocou contratos de arroz no mercado Ojima Rice em Osaka durante o Shogunato Tokugawa, também conhecido como o Bakufu Tokugawa - um regime feudal do Japão estabelecido por Tokugawa Leyasu e governado pelos shoguns da família Tokugawa.


Este período é conhecido como o período Edo e recebe este nome da cidade capital, Edo, que agora é chamado de Tóquio. Desta vez também é chamado o período Tokugawa ou pré-moderno (Kinsei).


Homma Munehisa é muitas vezes referido como "O pai do japonês Candlestick Charting". Seu sucesso comercial supostamente levou-o a se tornar um samurai honorário. Seus métodos são o exemplo mais antigo de análise técnica documentada.


Histórias afirmam que Homma estabeleceu uma rede pessoal de homens a cada 6 km entre Sakata e Osaka (uma distância de cerca de 600 km) para comunicar os preços do mercado.


Ele descobriu que, embora houvesse uma ligação entre a oferta e a demanda de arroz, os mercados também eram fortemente influenciados pelas emoções dos comerciantes. Por causa disso, houve momentos em que o mercado percebeu uma colheita diferente da real.


Ele argumentou que estudar as emoções do mercado poderia ajudar na previsão de preços. Em outras palavras, ele entendeu que havia uma diferença entre o valor e o preço do arroz. Essa diferença entre preço e valor é tão válida hoje com ações, títulos e moedas, como era com o arroz séculos atrás.


Em 1755, ele escreveu San-en Kinsen Hiroku, A fonte de ouro - O Registro dos Três Macacos de Dinheiro, que é o primeiro livro sobre psicologia do mercado. Nisso, ele afirma que o aspecto psicológico do mercado é crítico para o sucesso comercial e que as emoções dos comerciantes têm uma influência significativa nos preços do arroz. Ele observa que isso pode ser usado para se posicionar contra o mercado.


Neste o autor afirma que "Após 60 anos de trabalho dia e noite, gradualmente adquiri uma profunda compreensão dos movimentos do mercado de arroz. Quando todos são pessimistas, há motivos para os preços subirem. Quando todos estão otimistas há causa para o preço cair ".


Ele descreve a rotação de “yang” (um mercado altista) e “yin” (um mercado de baixa) e afirma que dentro de cada tipo de mercado é uma instância do outro tipo. Isso é o que chamamos de tendência e contra tendência.


Ele parece ter usado o tempo e o volume de mercado, bem como o preço, na adoção de posições de negociação. Ele é considerado o operador de mercado de maior sucesso na história, gerando mais de US $ 100 bilhões em lucros a preços atuais, alguns anos ganhando mais de US $ 10 bilhões por ano.


Algumas fontes afirmam que ele é autor de dois outros livros: "Um Comentário Completo sobre a Estratégia Sakata" e "Contos de uma Vida Imersa no Mercado".


Os gráficos de castiçais japoneses tornaram-se muito populares devido ao nível de facilidade na leitura e compreensão dos gráficos. Os comerciantes de arroz japoneses também descobriram que os gráficos resultantes forneceriam uma ferramenta bastante confiável para prever a demanda futura.


Steve Nison, entendeu o poder surpreendente de gráficos de velas japonesas e popularizou este método para o Hemisfério Ocidental. Ele é reconhecido como a principal autoridade no assunto. Artigos escritos por Steve Nison explicam que os gráficos do Candlestick apareceram nas edições de dezembro de 1989 e abril de 1990 da revista Futures. Ele escreveu um livro definitivo sobre o assunto, por nome & # xa0; Técnicas Japonesas de Cartografia de Candlestick.


Controvérsia: Em Além de Candlesticks, Nison diz, "No material que eu traduzi, cartas de vela são freqüentemente chamadas de cartas Sakata em referência à cidade portuária de Sakata, onde Homma viveu. No entanto, com base em minha pesquisa, é improvável que Homma usasse Como será visto mais adiante, quando discuto a evolução dos gráficos de velas, é mais provável que os gráficos de velas tenham sido desenvolvidos na parte inicial do período Meiji no Japão (no final do século XIX). "


Evolução dos gráficos japoneses de velas.


Com sua pesquisa, Steve Nison explica a evolução dos gráficos de velas.


1. Parando o gráfico: Estes também são chamados de gráficos pontuais, gráficos de linhas ou gráficos de estrelas. Este foi o primeiro tipo de gráfico e foi desenhado unindo apenas os preços de fechamento. O nome veio do fato de que cada ponto ou estrela é onde os preços pararam no final da sessão.


2. Pole chart: Este gráfico adicionou as informações extras, mostrando o intervalo entre a alta e a baixa da sessão. Essas linhas mostram não apenas a direção do movimento, mas a extensão do movimento de cada sessão. Como cada representação de intervalos aparece como linhas verticais, eles são chamados de gráficos de pólos.


3. Gráfico de barras: Estes são os gráficos mais usados ​​no mundo ocidental. Esta é uma combinação dos gráficos de paradas e paradas. Eles mostram não apenas o intervalo de pregão descrevendo os altos e baixos, mas também mostram pontos de abertura e fechamento, usando preços abertos, altos, baixos e fechados. Alguns gráficos podem não mostrar o preço de abertura. Eles usam apenas preços altos, baixos e próximos.


4. Carta-âncora: supõe-se que eles tenham se originado na Era Kyoho a partir de 1716. O ponto de encontro habitual dos comerciantes de arroz eram as cidades portuárias. Então, eles podem ter se inspirado na âncora para criar este gráfico. A parte superior e inferior da linha vertical da âncora são as altas e baixas dessa sessão. A linha horizontal da linha de ancoragem é a aberta. A seta da linha da âncora é o fim. Se o fechamento for mais alto que o aberto, a âncora aponta para cima e, se o fechamento for menor, a âncora aponta para baixo.


5. Carta de velas: A próxima melhoria das cartas de âncora foi o gráfico de velas japonesas. As velas provavelmente começaram na parte inicial do período Meiji de 1868. As linhas de velas eram um refinamento da tabela de âncoras. O uso de corpos reais em preto e branco tornou a análise da situação subjacente de oferta e demanda visualmente mais fácil de determinar do que com os gráficos âncora.


Com a chegada dos gráficos das velas, a análise técnica japonesa floresceu quando as pessoas começaram a pensar em termos de sinais e estratégias de negociação. Os padrões foram desenvolvidos e a previsão do mercado tornou-se mais importante. Tentar prever o mercado adquiriu uma importância extra na década de 1870, quando o mercado acionário japonês foi aberto.


Steve Nison opina que os gráficos de barras foram um dos ancestrais dos mais elaborados e produtivos gráficos japoneses do Candlestick. Em essência, isso significa que, como a maior parte do Ocidente ainda está usando gráficos de barras, também está usando uma forma de gráfico menos evoluída do que os japoneses com gráficos de velas.


Como os Candlesticks exibem a relação entre os preços de abertura, alta, baixa e fechamento, eles não podem ser exibidos em títulos que só têm preços de fechamento, nem foram destinados a serem exibidos em títulos que não têm preços de abertura.


Introdução aos Candlesticks.


Índice.


Introdução aos Candlesticks.


Os japoneses começaram a usar análises técnicas para comercializar arroz no século XVII. Embora esta versão inicial da análise técnica fosse diferente da versão dos EUA iniciada por Charles Dow por volta de 1900, muitos dos princípios orientadores eram muito semelhantes:


De acordo com Steve Nison, os gráficos de candelabro apareceram pela primeira vez depois de 1850. Grande parte do crédito pelo desenvolvimento de candelabros e gráficos vai para um lendário comerciante de arroz chamado Homma da cidade de Sakata. É provável que as suas ideias originais tenham sido modificadas e refinadas ao longo de muitos anos de negociação, resultando eventualmente no sistema de gráficos candlestick que usamos hoje.


Para criar um gráfico de velas, você deve ter um conjunto de dados que contenha valores abertos, altos, baixos e próximos para cada período de tempo que você deseja exibir. A porção oca ou preenchida do candelabro é chamada de “corpo” (também chamado de “corpo real”). As longas e finas linhas acima e abaixo do corpo representam a faixa alta / baixa e são chamadas de “sombras” (também chamadas de “mechas” e “caudas”). A alta é marcada pelo topo da sombra superior e a baixa pela parte inferior da sombra inferior. Se o estoque fechar mais alto que seu preço de abertura, um castiçal oco é desenhado com a parte inferior do corpo representando o preço de abertura e a parte superior do corpo representando o preço de fechamento. Se o estoque fechar abaixo do preço de abertura, um castiçal preenchido é desenhado com a parte superior do corpo representando o preço de abertura e a parte inferior do corpo representando o preço de fechamento.


Em comparação com os gráficos de barras tradicionais, muitos traders consideram os gráficos de candlestick mais visualmente atraentes e mais fáceis de interpretar. Cada candelabro fornece uma imagem fácil de decifrar da ação do preço. Imediatamente, um operador pode comparar a relação entre o aberto e o próximo, bem como o alto e o baixo. A relação entre o aberto e o próximo é considerada informação vital e forma a essência dos candelabros. Castiçais ocos, onde o fechamento é maior que o aberto, indicam pressão de compra. Castiçais cheios, onde o fechamento é menor que o aberto, indicam pressão de venda.


Corpos Longos ou Curtos.


De um modo geral, quanto mais tempo o corpo estiver, mais intensa será a pressão de compra ou venda. Por outro lado, castiçais curtos indicam pouco movimento de preço e representam consolidação.


Castiçais brancos compridos mostram forte pressão de compra. Quanto mais tempo o candelabro branco estiver, mais o fechamento estará acima da abertura. Isso indica que os preços avançaram significativamente de aberto para fechado e os compradores foram agressivos. Enquanto castiçais brancos longos são geralmente otimistas, muito depende de sua posição dentro do quadro técnico mais amplo. Após declínios prolongados, castiçais brancos longos podem marcar um potencial ponto de virada ou nível de suporte. Se a compra ficar muito agressiva depois de um longo avanço, isso pode levar a um excesso de otimismo.


Castiçais pretos compridos mostram forte pressão de venda. Quanto mais tempo o candelabro preto estiver, mais o fechamento estará abaixo do aberto. Isso indica que os preços caíram significativamente em relação à abertura e os vendedores foram agressivos. Após um longo avanço, um longo castiçal preto pode prever um ponto de virada ou marcar um nível de resistência futuro. Após um longo declínio, um longo castiçal preto pode indicar pânico ou capitulação.


Castiçais longos ainda mais potentes são os irmãos Marubozu, Black and White. Marubozu não tem sombras superiores ou inferiores e as altas e baixas são representadas pela abertura ou fechamento. Um Marubozu Branco se forma quando o aberto é igual ao baixo e o próximo é igual ao alto. Isso indica que os compradores controlaram a ação do preço desde a primeira negociação até a última negociação. Marubozu preto se forma quando o aberto é igual ao alto e o próximo é igual ao baixo. Isso indica que os vendedores controlaram a ação do preço desde a primeira negociação até a última negociação.


Long Versus Short Shadows.


As sombras superiores e inferiores nos castiçais podem fornecer informações valiosas sobre a sessão de negociação. Sombras superiores representam a sessão alta e baixa sombras da sessão baixa. Castiçais com sombras curtas indicam que a maior parte da ação comercial estava confinada perto da abertura e do fechamento. Castiçais com longas sombras mostram que os preços se estenderam bem além da abertura e do fechamento.


Castiçais com uma longa sombra superior e uma sombra menor curta indicam que os compradores dominaram durante a sessão e os preços de lance mais altos. No entanto, os vendedores mais tarde forçaram os preços a descer de seus altos, e o fechamento fraco criou uma longa sombra superior. Por outro lado, castiçais com sombras longas e sombras curtas indicam que os vendedores dominaram durante a sessão e reduziram os preços. No entanto, os compradores reapareceram mais tarde, com preços de lance mais altos no final da sessão, e o fechamento forte criou uma sombra longa.


Castiçais com uma longa sombra superior, uma sombra longa e um corpo real pequeno são chamados de piões. Uma longa sombra representa uma espécie de inversão; piões representam a indecisão. O pequeno corpo real (oco ou preenchido) mostra pouco movimento de abertura para fechamento, e as sombras indicam que ambos os touros e ursos estavam ativos durante a sessão. Embora a sessão tenha sido aberta e fechada com pouca mudança, os preços subiram significativamente e diminuíram nesse meio tempo. Nem compradores nem vendedores poderiam ganhar a vantagem e o resultado foi um impasse. Depois de um longo avanço ou longo castiçal branco, um pião indica fraqueza entre os touros e uma mudança potencial ou interrupção na tendência. Após um longo declínio ou longo castiçal preto, um pião indica fraqueza entre os ursos e uma mudança potencial ou interrupção na tendência.


Doji são importantes candelabros que fornecem informações por conta própria e como componentes de vários padrões importantes. Doji se forma quando a segurança abre e fecha são praticamente iguais. O comprimento das sombras superior e inferior pode variar e o castiçal resultante se parece com uma cruz, cruz invertida ou sinal de mais. Sozinho, doji são padrões neutros. Qualquer tendência de alta ou baixa é baseada na ação de preço anterior e na confirmação futura. A palavra “Doji” refere-se tanto à forma singular quanto plural.


Idealmente, mas não necessariamente, a abertura e o fechamento devem ser iguais. Embora um doji com abertura e fechamento iguais seja considerado mais robusto, é mais importante capturar a essência do castiçal. Os Doji transmitem uma sensação de indecisão ou cabo de guerra entre compradores e vendedores. Os preços se movem acima e abaixo do nível de abertura durante a sessão, mas fecham no nível de abertura ou perto dele. O resultado é um impasse. Nem touros nem ursos foram capazes de ganhar controle e um ponto de virada poderia estar se desenvolvendo.


Diferentes títulos têm critérios diferentes para determinar a robustez de um doji. Um estoque de $ 20 poderia formar um doji com uma diferença de 1/8 ponto entre abrir e fechar, enquanto um estoque de $ 200 poderia formar um com uma diferença de 1 1/4. Determinar a robustez do doji dependerá do preço, volatilidade recente e castiçais anteriores. Em relação aos candelabros anteriores, o doji deve ter um corpo muito pequeno que apareça como uma linha fina. Steven Nison observa que um doji que se forma entre outros castiçais com pequenos corpos reais não seria considerado importante. No entanto, um doji que se forma entre candelabros com corpos reais longos seria considerado significativo.


Doji e tendência.


A relevância de um doji depende da tendência precedente ou de castiçais precedentes. Depois de um avanço, ou longo castiçal branco, um doji sinaliza que a pressão de compra está começando a enfraquecer. Depois de um declínio, ou longo castiçal preto, um doji sinaliza que a pressão de venda está começando a diminuir. Doji indica que as forças de oferta e demanda estão cada vez mais equilibradas e que uma mudança na tendência pode estar próxima. Doji sozinho não é suficiente para marcar uma reversão e confirmação adicional pode ser garantida.


Depois de um avanço ou longo castiçal branco, um doji sinaliza que a pressão de compra pode estar diminuindo e a tendência de alta pode estar chegando ao fim. Enquanto uma garantia pode diminuir simplesmente pela falta de compradores, é necessária uma pressão constante de compra para sustentar uma tendência de alta. Portanto, um doji pode ser mais significativo após uma tendência de alta ou longo castiçal branco. Mesmo após as formas do doji, é necessária uma desvantagem adicional para confirmação de baixa. Isso pode vir como uma lacuna para baixo, um castiçal preto longo ou um declínio abaixo do longo castiçal branco aberto. Depois de um longo candelabro branco e doji, os comerciantes devem estar atentos para uma potencial estrela doji noturna.


Após um declínio ou longo castiçal preto, um doji indica que a pressão de venda pode estar diminuindo e a tendência de queda pode estar chegando ao fim. Mesmo que os ursos estejam começando a perder o controle do declínio, mais força é necessária para confirmar qualquer reversão. Confirmação de alta pode vir de uma lacuna, castiçal branco longo ou avançar acima do candelabro preto longo está aberto. Após um longo candelabro preto e doji, os comerciantes devem estar atentos para uma possível estrela doji da manhã.


Doji De Pernas Longas.


Doji de pernas compridas tem longas sombras superiores e inferiores que são quase iguais em comprimento. Esses doji refletem uma grande quantidade de indecisão no mercado. Doji de pernas longas indicam que os preços foram negociados bem acima e abaixo do nível de abertura da sessão, mas fecharam virtualmente mesmo com a abertura. Depois de muitos gritos e gritos, o resultado final mostrou pouca mudança em relação à abertura inicial.


Libélula e lápide Doji.


Libélula Doji.


Libélula doji forma quando o aberto, alto e próximo são iguais e o baixo cria uma longa sombra inferior. O candelabro resultante parece um “T” com uma sombra longa e baixa e nenhuma sombra superior. Dragonfly doji indica que os vendedores dominaram as negociações e reduziram os preços durante a sessão. No final da sessão, os compradores ressurgiram e empurraram os preços de volta ao nível de abertura e à alta da sessão.


As implicações de reversão de uma libélula doji dependem da ação do preço anterior e da confirmação futura. A longa e baixa sombra fornece evidências de pressão de compra, mas a baixa indica que muitos vendedores ainda aparecem. Depois de uma longa tendência de baixa, um longo castiçal preto ou um suporte, uma libélula doji pode sinalizar uma possível reversão ou inferior de alta. Depois de uma longa tendência de alta, longo castiçal branco ou resistência, a longa sombra inferior poderia prenunciar uma potencial reversão ou topo de baixa. Confirmação de baixa ou alta é necessária para ambas as situações.


Lápide Doji.


Lápide doji forma quando o aberto, baixo e próximo são iguais e o alto cria uma longa sombra superior. O candelabro resultante parece um "T" invertido com uma longa sombra superior e nenhuma sombra inferior. Lápides doji indicam que os compradores dominaram as negociações e elevaram os preços durante a sessão. No entanto, ao final da sessão, os vendedores reapareceram e empurraram os preços de volta para o nível de abertura e a sessão para baixo.


Tal como acontece com a libélula doji e outros candelabros, as implicações de reversão do doji da lápide dependem da ação do preço anterior e da confirmação futura. Embora a longa sombra superior indique um rally fracassado, a alta intradiária fornece evidência de alguma pressão de compra. Depois de uma longa tendência de baixa, de um castiçal preto comprido ou de apoio, o foco se transforma em evidência de pressão de compra e uma possível reversão de alta. Depois de uma longa tendência de alta, longo castiçal branco ou resistência, o foco se transforma no rally fracassado e uma possível reversão de baixa. Confirmação de baixa ou alta é necessária para ambas as situações.


Antes de recorrer aos padrões único e múltiplo de castiçal, existem algumas diretrizes gerais a serem abordadas.


Touros contra ursos.


Um candelabro retrata a batalha entre os Bulls (compradores) e os Bears (vendedores) durante um determinado período de tempo. Uma analogia para essa batalha pode ser feita entre dois times de futebol, que também podemos chamar de Bulls and the Bears. A parte inferior (intra-sessão baixa) do castiçal representa um touchdown para os Bears e o topo (intra-sessão alta) um touchdown para os Bulls. Quanto mais próximo estiver do alto, mais perto estarão os Bulls de um touchdown. Quanto mais próximo estiver o menor, mais próximos estarão os Bears de um touchdown. Embora existam muitas variações, reduzi o campo a 6 tipos de jogos (ou castiçais):


Gráficos de velas.


História dos Gráficos de Candlestick.


A criação de gráficos de velas é amplamente creditada a uma trader japonesa de arroz Munehisa Homma, do século XVIII. Sua destreza no jogo dos mercados de comércio de arroz era lendária. Acredita-se que seus métodos de velas foram modificados e ajustados ao longo das eras para se tornarem mais aplicáveis ​​aos mercados financeiros atuais. Steven Nison introduziu candelabros no mundo ocidental com seu livro “Japanese Candlestick Charting Techniques”. Castiçais tornaram-se um grampo de cada plataforma de negociação e programa de gráficos para literalmente todos os veículos de negociação financeira. A profundidade da informação e a simplicidade dos componentes tornam os gráficos de velas um favorito entre os comerciantes. A capacidade de encadear vários candles para revelar um padrão subjacente o torna uma ferramenta atraente ao interpretar o histórico de ações de preços e as previsões.


Como Ler Gráficos de Candlestick.


Formação Básica de Vela.


Um candelabro é composto de três partes; a sombra superior, sombra inferior e corpo. O corpo é colorido de verde ou vermelho. Cada castiçal representa um período de tempo segmentado. Os dados do candlestick resumem as negociações executadas durante esse período de tempo específico. Por exemplo, uma vela de 5 minutos representa 5 minutos de dados de negociações. Existem quatro pontos de dados em cada candelabro: o aberto, alto, baixo e próximo. O aberto é o primeiro comércio para o período específico e o fechamento é o último comércio do período. O abrir e fechar é considerado o corpo da vela. A alta é a negociação com o preço mais alto e a baixa é a negociação de preço mais baixa para esse período.


Como ler um castiçal.


O alto é representado por uma linha vertical que se estende desde o topo do corpo até o preço mais alto, chamado sombra, cauda ou pavio. A parte baixa da vela é a sombra ou cauda inferior, representada por uma linha vertical que se estende para baixo do corpo. Se o fechamento for mais alto que o aberto, o corpo é colorido de verde, representando um ganho de preço líquido. Se a abertura for maior que o fechamento, então o corpo é colorido de vermelho, pois representa um declínio no preço líquido.


Padrões De Gráfico De Castiçal.


Cada castiçal conta a história do confronto entre os touros e os ursos, compradores e vendedores, oferta e demanda, medo e ganância. É importante ter em mente que a maioria dos padrões de velas precisa de uma confirmação baseada no contexto das velas precedentes e da vela em andamento. Muitos novatos cometem o erro comum de detectar uma formação de uma única vela sem levar em consideração o contexto. Por exemplo, uma vela de martelo representa um fundo de capitulação de curto prazo se se formar após as três velas de descendente precedentes, ao passo que a vela de martelo que se forma em velas laterais achatadas é basicamente inútil. Portanto, vale a pena entender a "história" que cada vela representa para obter uma compreensão firme da mecânica dos padrões gráficos de velas. Esses padrões tendem a se repetir constantemente, mas o mercado tentará, com a mesma freqüência, enganar os comerciantes da mesma maneira quando o contexto é negligenciado. Gráficos de velas tendem a representar mais emoção devido à coloração dos corpos. É prudente garantir que eles sejam incorporados a outros indicadores para alcançar os melhores resultados. A seguir estão alguns dos padrões comuns de reversão de velas.


Castiçal Martelo.


O martelo é um castiçal de reversão de alta. É um dos mais (se não o mais) padrão candlestick amplamente seguido. Ele é usado para determinar fundos de capitulação seguidos por uma alta de preço que os operadores usam para entrar em posições longas.


Um castiçal de martelo se forma no final de uma tendência de baixa e indica um fundo de preço de curto prazo. A vela de martelo tem uma sombra mais baixa que faz um novo ponto baixo na seqüência de tendência de baixa e, em seguida, fecha de volta perto ou acima da abertura. A sombra inferior (também chamada de cauda) deve ter pelo menos duas ou mais vezes o tamanho do corpo. Isso representa os longos que finalmente jogaram a toalha e pararam quando os bermudas começaram a cobrir suas posições e os caçadores de barganhas saíram da cerca. Um aumento de volume também ajuda a solidificar o martelo. Para confirmar a vela do martelo, é importante que a próxima vela se feche acima da parte baixa da vela do martelo e, de preferência, acima do corpo. Um sinal de compra típico seria uma entrada acima da altura da vela depois do martelo com uma parada de trilha abaixo ou abaixo do corpo da vela do martelo. É prudente cronometrar a entrada com um indicador de momentum como um MACD, estocástico ou RSI.


Castiçal de estrela cadente.


Castiçal de estrela cadente.


A estrela cadente é um candelabro de reversão de baixa indicando um pico ou topo. É a versão inversa exata de uma vela de martelo. A estrela deve se formar após pelo menos três ou mais velas verdes subsequentes, indicando um aumento de preço e demanda. Eventualmente, os compradores perdem a paciência e perseguem o preço para novos máximos (da seqüência) antes de perceberem que pagaram em excesso.


A sombra superior (também conhecida como pavio) deve geralmente ser duas vezes maior que o corpo. Isso indica que os últimos compradores frenéticos entraram no estoque assim que os tomadores de lucro descarregam suas posições, seguidos por vendedores a descoberto, empurrando o preço para baixo para fechar a vela perto ou abaixo da abertura. Isso, em essência, prende os compradores atrasados ​​que perseguiram o preço muito alto. O medo está no ponto mais alto aqui, pois a próxima vela deve se fechar na ou sob a vela da estrela cadente, o que provocará uma onda de vendas de pânico, enquanto os compradores atrasados ​​entram em pânico para sair e reduzir as perdas. O típico sinal de venda a descoberto se forma quando a baixa do preço candlestick seguinte é quebrada com paradas na parte alta do corpo ou cauda do castiçal da estrela cadente.


Castiçal Doji.


O doji é um padrão de reversão que pode ser de alta ou de baixa, dependendo do contexto das velas anteriores. A vela tem o mesmo (ou próximo de) preço de abertura e fechamento com longas sombras. Parece uma cruz, mas também pode ter um corpo muito pequeno. Um doji é um sinal de indecisão, mas também uma linha proverbial na areia. Como o doji é tipicamente uma vela de reversão, a direção das velas anteriores pode fornecer uma indicação antecipada de como a inversão irá.


Se as velas precedentes são otimistas antes de formar o doji, a próxima vela perto do corpo baixa desencadeia um sinal de venda / venda curta no rompimento dos pontos baixos do candelabro doji com paradas de trilha acima dos altos doji.


Se as velas anteriores forem de baixa, então o candelabro doji provavelmente formará uma reversão de alta. Gatilhos longos formam-se acima do corpo ou o candelabro é alto, com uma trilha abaixo do nível baixo do doji.


Castiçal Engolfante de alta.


Castiçal Engolfante de alta.


Um candelabro de subida é uma grande vela verde encorpada que engloba completamente a gama completa da vela vermelha anterior. Quanto maior o corpo, mais extrema a reversão se torna. O corpo deve engolir completamente o corpo anterior da vela vermelha.


Os castiçais de tendência de subida mais eficazes formam-se na extremidade final de uma tendência de baixa para desencadear um ressalto de reversão acentuado que sobrecarrega os vendedores a descoberto, provocando um frenesi de compra de cobertura de pânico. Isso motiva os caçadores de pechinchas a saírem da cerca, aumentando ainda mais a pressão de compra. As velas de subida são sinais potenciais de reversão nas tendências de baixa e sinais de continuação nas tendências de alta quando se formam após um recuo de reversão superficial. O volume deve aumentar para, pelo menos, o dobro da média quando as velas de subida tornam-se mais eficazes. O gatilho de compra é formado quando o próximo castiçal excede a alta do castiçal de subida.


Castiçal Engolfing Bearish.


Como uma enorme onda de maré que engole completamente uma ilha, o candelabro de baixa tensão engole completamente o alcance do precedente castiçal verde. Este é um forte candelabro de reversão de preços. O corpo candelabro englobando bearish eclipsa o corpo da vela verde anterior. Até mesmo castiçais mais fortes de queda terão corpos que consomem o castiçal anterior completo, incluindo as sombras superior e inferior. Esses candelabros podem ser sinais de enorme atividade de venda em uma reversão de pânico de sentimento otimista para sentimento de baixa.


Castiçal Engolfing Bearish.


A precedente vela verde mantém o otimismo do comprador despretensioso, já que deve ser negociado perto do topo de uma tendência ascendente. A vela de subida vai realmente abrir-se dando esperança maior para outra subida, uma vez que inicialmente indica mais sentimento de alta. No entanto, os vendedores vêm de forma muito forte e extrema, reduzindo o preço através do nível de abertura, que começa a agitar algumas preocupações com os longos. A venda se intensifica à medida que o preço cai pela mínima do fechamento anterior, o que então começa a gerar mais vendas em pânico, já que a maioria dos compradores do dia anterior está agora submersa em suas ações. A venda se intensifica no fechamento da vela, já que quase todos os compradores do fechamento anterior estão agora com prejuízos. A magnitude da reversão é dramática. A vela bearish engulfing é vela de reversão quando se forma em tendência de alta, uma vez que desencadeia mais vendedores no dia seguinte e assim por diante, como a tendência começa a se reverter em um colapso. O gatilho de venda curta é formado quando o próximo castiçal excede o mínimo do candelabro de alta intensidade. Nas tendências de baixa existentes, o engessamento bearish pode se formar em um retorno de reversão, retomando as tendências de baixa em um ritmo acelerado, devido aos novos compradores que ficaram presos no salto. Tal como acontece com todos os padrões de velas, é importante observar o volume, especialmente em velas envolventes. O volume deve ser pelo menos duas ou mais vezes maior do que o volume médio diário negociado para ter o maior impacto. Os programas de algoritmos são notórios por pintar a fita no final do dia com um erro de marcação para fechar com uma vela falsa para prender os ursos.


Castiçal De Harami De Alta.


Castiçal De Harami De Alta.


Uma vela harami de alta é como uma versão invertida do padrão candelabro de baixa, onde a grande vela envolvente realmente precede a vela harami menor. A vela vermelha envolvente precedente deve ser um castiçal de corpo grande de capitulação que faz o menor ponto mais baixo da sequência indicando uma venda de capitulação precedendo a vela harami que deve ser negociada bem dentro do alcance da vela envolvente. A sutileza do corpo pequeno mantém os vendedores a descoberto em um modo complacente, pois eles assumem que a ação vai cair novamente, mas se estabiliza antes de formar um ressalto de reversão que pega o vendedor curto de surpresa quando a ação reverte.


O harami é uma pista sutil que muitas vezes mantém os vendedores complacentes até que a tendência lentamente se inverta. Não é tão intimidante ou dramático quanto a vela de subida. A sutileza do castiçal harami altista é o que o torna muito perigoso para os vendedores a descoberto, pois a reversão acontece gradualmente e, em seguida, acelera rapidamente. Um gatilho comprado se forma quando a próxima vela se eleva na altura da vela que a envolve e as paradas podem ser colocadas sob as baixas da vela harami.


Castiçal Harami Bearish.


Castiçal Harami Bearish.


O harami de baixa é a versão invertida do harami de alta. A vela envolvente anterior deve eclipsar completamente o alcance da vela harami, como Davi versus Golias. Elas se formam no topo das tendências de alta, à medida que a vela verde anterior faz uma nova elevação com um corpo grande, antes que o pequeno castiçal harami se forme, à medida que a pressão de compra se dissipa gradualmente. Devido à natureza gradual do processo de desaceleração, os longos presumem que o recuo é apenas uma pausa antes que a tendência ascendente seja retomada.


Quando o candelabro harami de baixa se fecha, a próxima vela se fecha, o que começa a preocupar os longos. Quando a baixa da vela que a engolfa anterior quebra, ela desencadeia uma venda de pânico enquanto as saídas se esgotam para reduzir perdas adicionais. Os gatilhos convencionais de venda curta são formados quando a parte baixa da vela engolida é rompida e as paradas podem ser colocadas acima da altura do candelabro harami.


Castiçal de homem de suspensão.


Castiçal de homem de suspensão.


Um castiçal de homem pendurado parece idêntico a um castiçal de martelo, mas se forma no auge de uma tendência de alta, em vez de um fundo de tendência de baixa. O homem pendurado tem um corpo pequeno, sombra menor que é maior que o corpo (de preferência duas vezes o tamanho ou mais) e uma sombra superior muito pequena. É diferente de um doji, pois tem um corpo formado no topo do intervalo. Por alguma razão, os compradores frustraram uma potencial estrela cadente e levantaram a vela para fechar a faixa superior da vela para manter o sentimento de alta, muitas vezes artificialmente. No entanto, a verdade bate quando a próxima vela se fecha sob o homem pendurado enquanto a venda acelera.


As velas masculinas penduradas são mais eficazes no pico da parábola, como picos de preço compostos de quatro ou mais velas verdes consecutivas. A maioria das velas de reversão de baixa se formarão em estrelas cadentes e candelabros doji. Velas de homem penduradas são incomuns, pois são um sinal de um grande comprador que fica preso tentando apoiar o impulso ou uma tentativa de pintar a fita para gerar mais liquidez para vender.


Um castiçal de homem pendurado sinaliza um pico potencial de tendência de alta, já que compradores que perseguiram o preço olham para baixo e se perguntam por que eles perseguiram o preço tão alto. Isso traz à mente os velhos desenhos animados dos corredores de rua, onde Wile E. Coyote estaria perseguindo o Road Runner e, antes que percebesse, percebeu que ultrapassou o penhasco quando olhou para baixo, antes de mergulhar.


Os gatilhos de venda a descoberto sinalizam quando a parte baixa do candelabro do homem pendurado é rompida com paradas de trilha colocadas acima da altura da vela do homem pendurado.


Castiçal escuro da tampa de nuvem.


Castiçal escuro da tampa de nuvem.


Esta é na verdade uma formação de três velas invertidas onde a vela de cobertura de nuvens escuras vai realmente fazer uma nova alta da seqüência de tendência de alta, pois gaps acima do fim da vela anterior, mas acaba fechando vermelho como vendedores entrar cedo. Isso indica que os longs estavam ansiosos para tomar medidas proativas e vender suas posições, mesmo quando novas elevações estavam sendo feitas. As velas de cobertura de nuvens escuras devem ter corpos que fechem abaixo do ponto médio do corpo anterior da vela. Isto é o que distingue de um doji, estrela cadente ou padrão de reversão bearish bearish. A vela anterior, vela de nuvem escura e a vela de confirmação seguinte compõem o padrão de três velas. Os candelabros precedentes devem ter pelo menos três velas verdes consecutivas, que levam ao candelabro de capa de nuvens escuras.


A venda sobrecarrega e prende os novos compradores. Se a próxima vela não apresentar um novo pico (acima do castiçal escuro da capa de nuvens), ela acionará um gatilho de venda curta quando a parte inferior do terceiro castiçal for violada. Isso abre um alçapão que indica o pânico da venda enquanto evacuam o teatro em chamas, numa frenética tentativa de reduzir as perdas. Sinais de venda curta são acionados quando a parte baixa da terceira vela é rompida, com paradas na trilha acima da altura da vela escura.

Комментариев нет:

Отправить комментарий